Antes das campainhas de STOP, que tão bem conhecemos, os elétricos tinham uma corda no teto que era usada como sinal de paragem, tanto pelo Cobrador (antiga figura que ia com o Guarda-freio no elétrico), como pelos passageiros. Lembra-se de tudo isto? O Guarda-freio Joaquim Faísca recorda como era.
«Um toque para parar, dois para avançar. (...) Era giro porque os miúdos queriam sempre puxar a corda.»
– Joaquim Faísca, Guarda-freio
Conduz elétricos desde 1980 e pertence à Estação de Santo Amaro. Assistiu à evolução dos elétricos para aqueles que se conhecem hoje.

RELACIONADOS
O Carro Elétrico N.º 1
Entre a bordo do Carro Elétrico n.º 1, que faz lembrar uma carruagem real.
O Autocarro de Dois Pisos
Os autocarros de dois pisos, chegaram a Lisboa em 1947 e marcaram a cidade.
Os Autocarros Cor de Laranja
Sabia que, em 1975, toda a frota de autocarros passou a ser cor de laranja? Descubra porquê!
Os Elétricos Articulados
Sabe quando entraram em circulação os Elétricos articulados? Descubra aqui!
O Autocarro Mercedes-Benz O405
Entrou em circulação em 1997 e foi um veículo totalmente inovador!
O Autocarro MAN 18.310 GNC URBAS
Chegou para substituir uma parte da frota a diesel, de idade avançada e, simultaneamente, reforçar a aposta na mobilidade a gás natural.
Elétrico de Natal
O veículo dedicado às crianças e conduzido pelo Pai Natal.