Há 150 anos que a CARRIS acompanha a História de Lisboa e evolui, a cada dia, para acompanhar a vida da cidade e dos seus habitantes. Nos percursos de todos os dias mas, também, a caminho de momentos especiais, esta é uma marca de todos os lisboetas – os de gema e os que chegaram agora. É totalmente dedicada à cidade e a cidade não seria a mesma sem a CARRIS.
Esta volta nunca se esquece
Dizemos que a vida dá muitas voltas mas, a cidade, dá ainda mais. Por isso, participar nos 150 anos da CARRIS é um momento muito especial. Estes são os nossos atores principais, Motoristas e Guarda-freios.
Dantes eram muito altos. Agora, têm o piso rebaixado
Na Praça Francisco Sá Carneiro, fazemos uma viagem ao passado, a bordo do Autocarro 201. Pela mão do Joaquim Sérvulo Correia, Motorista, ficamos a conhecer o primeiro autocarro de dois pisos, que iniciou o serviço em 1947. Este foi o primeiro dos icónicos autocarros verdes, que se destacavam pela cor e por permitirem boas vistas do alto dos seus dois pisos.
Hoje continuamos nas voltas que a cidade dá mas os autocarros da CARRIS mudaram, passaram a amarelos e perderam altura. Ganharam piso rebaixado, facilidade de acesso, comodidade, ar condicionado e wi-fi. Mudámos muito, mas com a confiança de sempre.
A aproximar a Cidade, vamos cada vez mais longe
Circulamos por todos os bairros da cidade há 150 anos. Ligamos pessoas e aproximamos distâncias. A Ana Cristina Silva, Motorista, leva-nos numa viagem ao passado, na Praça Dom Pedro IV, Rossio. Traz-nos a memória dos autocarros cor de laranja, que foram a imagem de marca da CARRIS durante mais de duas décadas.
Com o tempo, mudámos de cor. Hoje, os nossos amarelos continuam a colorir a cidade e a chegar cada vez mais longe, com a confiança de sempre.
Décadas a ser o cartão de visita da Cidade
Subimos e descemos as colinas, dando cor e vida a cada viagem. O Carlos Francisco, Guarda-freio, guia-nos numa viagem que se iniciou em 1885, no Ascensor da Glória. Há muito que somos um cartão de visita da cidade.
Seja na viagem do dia a dia ou apenas numa experiência de férias, todos nos levam na memória, com a confiança de sempre.
A partida foi em 1872, a chegada é a cada minuto
Numa das primeiras linhas operadas pela CARRIS, continuamos diariamente a servir os lisboetas. Pela mão do Filipe Gonçalves, Guarda-freio, recordamos os carros elétricos com atrelado aberto, que eram tão comuns no início do século passado.
Hoje circulam nesta carreira elétricos clássicos e articulados, com a confiança de sempre.
Crescemos com Lisboa, em todas as alturas
Um marco incontornável da cidade, com uma vista única sobre Lisboa. Mais do que uma viagem, é uma experiência de emoções. João Rodrigues, Guarda-freio, leva-nos ao período em que o Elevador de Santa Justa ainda se movia a vapor.
Ainda hoje, quando nos leva às alturas, este Elevador-Monumento, é uma janela sobre Lisboa.
Sempre apostámos na mobilidade elétrica
Numa viagem ate ao início do seculo XX, vamos pela mão do Eugeniu Tirsina, Motorista, ao Carro-Elétrico-Salão. Mais de um século depois, continuamos a circular pelos mesmos locais e a apostar na mobilidade elétrica.
Com zero emissões, hoje viajamos com autocarros que são os novos elétricos, e com a confiança de sempre.
A nossa ligação com a Cidade já tem uma longa carreira
Sempre nas voltas que a cidade dá, a nossa ligação à cidade é inequívoca e histórica. A Maria Fátima Barata, Guarda-freio, recorda o Carro Elétrico, de comando único, na Av. Almirante Reis.
A cidade mudou e nós acompanhámos a mudança, e evoluímos, com a confiança de sempre. Uma volta na CARRIS, nunca se esquece.