Autocarros de dois pisos, quem ainda se lembra? Em fevereiro apresentamos o Autocarro de dois pisos com o n.º 217, representativo dos primeiros autocarros de dois pisos utilizados pela CARRIS. Os autocarros de dois pisos chegaram à cidade de Lisboa em 1947, vindos de Londres.
Vídeo Produzido pela turma de Multimédia (MM18 em FCT); Formação em contexto de trabalho, EPI. Professor responsável – Miguel Mariano Coordenação – Rui Lança.
Marcos
Ano de Construção: 1950
Ano de entrada em circulação: 1952
Ano de retirada de circulação: 1982
Autocarro n.º 242 na Praça Duque da Terceira
Década de 60
Marca e modelo
Marca: E.C.(Society Equipment, Cº)
Modelo: Regent Mark III
Autocarro n.º 301, Praça do Comércio.
Características
Combustível: Gasóleo
Peso Bruto: 13,120 kg
Lotação: 58 lugares sentados
Autocarro de dois pisos n.⁰ 801, nos Restauradores, com destino ao Cais do Sodré – Finais da década de 60.
Um bocadinho da sua História
Os autocarros de dois pisos chegaram à cidade de Lisboa em 1947, vindos de Londres.
Em 1940 acontece em Lisboa a “Exposição do Mundo Português” e, prevendo que o serviço de elétricos não seria suficiente para transportar o elevado número de visitantes que se esperava, a CARRIS adquiriu seis autocarros destinados a reforçar aquele serviço. Assim inaugurou oficialmente, no dia 9 de abril de 1944, o Serviço de Autocarros.
Os autocarros de dois pisos ofereciam bastantes lugares sentados, ocupando um espaço de via igual ao de um carro de um só piso. Contudo, acabou por se tornar num veículo ultrapassado. Além de ter uma velocidade comercial baixa era menos confortável do que outros da mesma classe.
Em alternativa surgiu o autocarro articulado, que possibilitava também a oferta de um número elevado de lugares sentados, desenvolvia uma velocidade comercial superior e permitia entradas e saídas rápidas de passageiros.
O Autocarro n.º 217 é representativo dos primeiros autocarros de dois pisos utilizados pela CARRIS. Foi recuperado de acordo com o momento da sua entrada ao serviço e tem hoje o mesmo esquema cromático que tinha nessa altura.

Desembarque dos autocarros transportados para Lisboa a bordo no navio POSARICA
[Março de 1960]
RELACIONADOS
O Carro Elétrico N.º 1
Entre a bordo do Carro Elétrico n.º 1, que faz lembrar uma carruagem real.
Da Corda No Teto Ao Botão de Paragem
Lembra-se da corda que havia nos elétricos, antes das campainhas de STOP? Venha recordar!
Os Autocarros Cor de Laranja
Sabia que, em 1975, toda a frota de autocarros passou a ser cor de laranja? Descubra porquê!
Os Elétricos Articulados
Sabe quando entraram em circulação os Elétricos articulados? Descubra aqui!
O Autocarro Mercedes-Benz O405
Entrou em circulação em 1997 e foi um veículo totalmente inovador!
O Autocarro MAN 18.310 GNC URBAS
Chegou para substituir uma parte da frota a diesel, de idade avançada e, simultaneamente, reforçar a aposta na mobilidade a gás natural.
Elétrico de Natal
O veículo dedicado às crianças e conduzido pelo Pai Natal.