Mercedes-Benz O405 um marco na inovação!

Este mês recordamos um veículo inovador em várias vertentes.

Autocarro Mercedes assegurando o transporte de visitantes no interior da Exposição Mundial de Lisboa em 1998.

Bilhete de Identidade

Nome: Autocarro Mercedes-Benz O 405 N2 LF
Marca: Mercedes-Benz
Modelo: O 405 N2 LF 

Autocarro Mercedes-Benz O405 na Estação da Pontinha em 2011.

Informações

Números da 1ª série: 4001 a 4110 
Ano de entrada em circulação: 1997 
Ano de retirada de circulação: 2013

Autocarro Mercedes O405 na Avenida de Brasília.
Entrou ao serviço em setembro de 1997.

Características

Potência: 250 cv 
Combustível: Gasóleo 
Comprimento: 12 m 
Lotação: 85 lugares

Autocarro n.º 4053 na Estação de Miraflores em 2013,
ano em que este modelo foi retirado de circulação.

Um bocadinho da sua História

Com a realização da Exposição Mundial Expo 98, esta série de autocarros veio assegurar a adequada prestação do serviço de transportes para dar suporte a este evento e reforçar a mobilidade na cidade de Lisboa.

Este modelo destaca-se pela incorporação de várias inovações. Foi o primeiro autocarro Mercedes-Benz da CARRIS com carroçarias projetadas e fabricadas em Portugal, dado que até então eram produzidos integralmente na fábrica alemã da marca. Uma nova tecnologia de construção da carroçaria que já englobava o chassis. A destacar ainda que foi neste modelo que a CARRIS desenvolveu uma cabina de proteção e segurança dos Motoristas, tal como as conhecemos hoje.

Outra das inovações foi o facto de serem os primeiros, da CARRIS, com piso integralmente rebaixado. Assim, passou a ser possível circular livremente no interior do autocarro sem degraus, com exceção do sobrelevado traseiro.

Ao nível tecnológico este foi o primeiro modelo no país com uma gestão integral dos circuitos elétricos, permitindo o transporte de sinais digitais dirigidos a um consumidor pré-definido. Este sistema mantém-se ainda hoje em utilização, nos atuais autocarros e praticamente em todas as marcas, o que demonstra bem o avanço tecnológico à época.

De destacar ainda que este foi o primeiro modelo a utilizar um computador como elemento auxiliar no diagnóstico de avarias e programação de circuitos auxiliares.

Inovando também no caminho da sustentabilidade, este segmento foi o escolhido para realizar em Portugal o primeiro ensaio de biodiesel em transporte de serviço público urbano.