O Carro Elétrico n.º 1 (1901), originalmente o Elétrico “São Luís”, com o número 437 e estofos em palhinha, respeitava as tradicionais cores da CARRIS: amarelo, branco, preto e vermelho. Os primeiros elétricos “São Luís” chegaram entre maio e junho de 1901, e começaram a circular na cidade de Lisboa a partir do dia 31 de agosto de 1901. Vamos entrar a bordo?

Bilhete de Identidade

Nome original: Elétrico São Luís
Entrada em circulação: 31 de agosto de 1901
Número: 437

Gama cromática

Gama cromática CARRIS - Amarelo, branco, preto e vermelho.

Aspeto atual

Exterior: Vermelho e branco com apontamentos dourados.
Interior: Bancos de veludo de cor bege, cortinas vermelhas, janelas de caixilhos envidraçados, guarnições interiores de madeira trabalhada a baixo-relevo.

Fabrico americano

A denominação “São Luís”, destes que foram os primeiros carros elétricos fechados a integrar a frota da Companhia Carris de Ferro de Lisboa, surge por serem fabricados na fábrica americana St. Louis Car Cº.

Decoração de Pedro Leitão

Faz lembrar uma carruagem real, pelo aspeto que lhe foi atribuído em meados da década de 60, quando foi adaptado a serviços de turismo, com decoração de Pedro Leitão.

Vamos apanhar o "Palhinhas"?

Os elétricos “São Luís” receberam da parte dos Lisboetas o nome “Palhinhas”, pelos seus bancos. Era comum dizer-se «Vou apanhar o Palhinhas!».