741, um elétrico diferente! Em março apresentamos o Carro Elétrico n.º 741. Construído nas oficinas da empresa, em Santo Amaro, entrou ao serviço em 1947 e assume-se hoje, na sua forma primitiva, como o derradeiro representante dos carros desta série.

Carro Elétrico n.º741 em exposição no Museu da CARRIS
Marcos
Ano de entrada em circulação: 1947
Ano de retirada de circulação: 1988
Carro elétrico n.º736 na Carreira 18E. Entrada ao serviço 1947- Saída de circulação 1985.
Medidas
Comprimento: 8,467 m
Largura: 2,378 m
Tara: 10.800 Kg
Carros elétricos da série 736 a 745 no ano da sua entrada em circulação – 1947
Curiosidades
Travões: Manual e de ar às rodas, magnético e electropneumático ao carril e inversão aos motores
Lotação: 24 lugares sentados, 3 de pé na plataforma da frente e 13 na retaguarda
Carro Elétrico n.º741 na Estação de Santo Amaro
Um bocadinho da sua História
Para acorrer às necessidades criadas pela expansão da cidade e aumento da sua população, a CARRIS aumentou a sua frota de elétricos.
Assim surgiu a série 700, composta por dez carros, numerados de 736 a 745. Estes veículos eram simples e robustos e foram inspirados pelos construídos na Alemanha nos últimos anos da 2ª guerra mundial. Caracterizados por um tejadilho plano, frentes retilíneas equipadas com dois faróis (e não um, como os anteriores) e plataformas fechadas, acabaram por se revelar incompatíveis com o sistema de cobrança automática, o que levou à desativação do modelo. Assim, todos os carros foram abatidos, exceto o 741.
Construído nas oficinas da empresa, em Santo Amaro, o carro elétrico n.º 741 entrou ao serviço em 1947 e assume-se hoje, na sua forma primitiva, como o derradeiro representante dos carros desta série: bidirecionais e com bancos em contraplacado, dada a dificuldade de aquisição da “palhinha” com que eram igualmente forrados.
Estes veículos exibem uma estética minimalista com linhas retas que os distinguem do aspeto arredondado típico dos elétricos tradicionais da CARRIS. O salva-vidas ou vassoura também perde a exuberância de outros tempos.
Acabou por ser retirado de serviço em 1988.

Carro Elétrico n.º741 a circular na Estação de Santo Amaro
RELACIONADOS
O Carro Elétrico N.º 1
Entre a bordo do Carro Elétrico n.º 1, que faz lembrar uma carruagem real.
O Autocarro de Dois Pisos
Os autocarros de dois pisos, chegaram a Lisboa em 1947 e marcaram a cidade.
Da Corda No Teto Ao Botão de Paragem
Lembra-se da corda que havia nos elétricos, antes das campainhas de STOP? Venha recordar!
Os Autocarros Cor de Laranja
Sabia que, em 1975, toda a frota de autocarros passou a ser cor de laranja? Descubra porquê!
“DA PINTURA À MÃO À IMPRESSÃO DIGITAL, a publicidade nos transportes da CARRIS”
Conheça a exposição que retrata a evolução da publicidade nos transportes da CARRIS.
Os Elétricos Articulados
Sabe quando entraram em circulação os Elétricos articulados? Descubra aqui!
O Autocarro Mercedes-Benz O405
Entrou em circulação em 1997 e foi um veículo totalmente inovador!
O Autocarro MAN 18.310 GNC URBAS
Chegou para substituir uma parte da frota a diesel, de idade avançada e, simultaneamente, reforçar a aposta na mobilidade a gás natural.
Autocarro MAN 6.180 TGE
A chegada destes autocarros veio, principalmente, reforçar o serviço das Carreiras de Bairro.
Autocarro Caetano e.CityGold
A abordagem a uma nova tecnologia, mantendo o foco nos passageiros e nas preocupações ambientais.
Autocarro VW Crafter (Mini PMR)
O autocarro pensado, desenhado e concebido para passageiros com mobilidade reduzida!
Carro do Fio
O veículo criado para apoio à construção e manutenção das Linhas Aéreas da Rede de Tração Elétrica.
Elétrico de Natal
O veículo dedicado às crianças e conduzido pelo Pai Natal.