741, um elétrico diferente! Em março apresentamos o Carro Elétrico n.º 741. Construído nas oficinas da empresa, em Santo Amaro, entrou ao serviço em 1947 e assume-se hoje, na sua forma primitiva, como o derradeiro representante dos carros desta série.

Carro Elétrico n.º741 em exposição no Museu da CARRIS

Marcos

Ano de entrada em circulação: 1947
Ano de retirada de circulação: 1988

Carro elétrico n.º736 na Carreira 18E. Entrada ao serviço 1947- Saída de circulação 1985.

Medidas

Comprimento: 8,467 m
Largura: 2,378 m
Tara: 10.800 Kg

Carros elétricos da série 736 a 745 no ano da sua entrada em circulação – 1947

Curiosidades

Travões: Manual e de ar às rodas, magnético e electropneumático ao carril e inversão aos motores
Lotação: 24 lugares sentados, 3 de pé na plataforma da frente e 13 na retaguarda

Carro Elétrico n.º741 na Estação de Santo Amaro

Um bocadinho da sua História

Para acorrer às necessidades criadas pela expansão da cidade e aumento da sua população, a CARRIS aumentou a sua frota de elétricos.

Assim surgiu a série 700, composta por dez carros, numerados de 736 a 745. Estes veículos eram simples e robustos e foram inspirados pelos construídos na Alemanha nos últimos anos da 2ª guerra mundial. Caracterizados por um tejadilho plano, frentes retilíneas equipadas com dois faróis (e não um, como os anteriores) e plataformas fechadas, acabaram por se revelar incompatíveis com o sistema de cobrança automática, o que levou à desativação do modelo. Assim, todos os carros foram abatidos, exceto o 741.

Construído nas oficinas da empresa, em Santo Amaro, o carro elétrico n.º 741 entrou ao serviço em 1947 e assume-se hoje, na sua forma primitiva, como o derradeiro representante dos carros desta série: bidirecionais e com bancos em contraplacado, dada a dificuldade de aquisição da “palhinha” com que eram igualmente forrados.

Estes veículos exibem uma estética minimalista com linhas retas que os distinguem do aspeto arredondado típico dos elétricos tradicionais da CARRIS. O salva-vidas ou vassoura também perde a exuberância de outros tempos.

Acabou por ser retirado de serviço em 1988.

Carro Elétrico n.º741 a circular na Estação de Santo Amaro